Uma Road Trip por Cornwall, na Inglaterra

LiviaLivia

Se você pensa que não há praias incríveis na Inglaterra, definitivamente precisa visitar Cornwall. Situada no sudoeste do país, a região é conhecida por ser o litoral mais bonito de todo o Reino Unido. O condado estava na minha bucket list há algum tempo, então eu e meu namorado resolvemos passar o feriado da Páscoa lá. Pegamos um voo de Londres a Newquay, uma cidade costeira que fica na parte norte de Cornwall, e chegamos por volta das 11 horas da manhã da Sexta-Feira Santa.

A primeira coisa que fizemos foi pegar o carro que alugamos na internet, no site da Avis. Assim, pudemos começar nossa tão esperada road trip! Decidimos não passar por Newquay, porque meu namorado disse que não tem nada demais lá. Como ele conhece bem a região, deixei ele montar todo o itinerário haha! Nossa primeira parada foi St Ives, uma cidadezinha que fica a aproximadamente 40 minutos de Newquay. Tivemos muita sorte de pegar um dia lindo de sol! Estacionamos o carro e andamos pelo centrinho, onde pude experimentar meu primeiro Cornish pasty, uma espécie de pastel recheado de carne, cebola, batata e um tipo de nabo chamado de “swede”, temperado com sal e pimenta. Há outros sabores também, mas este é o tradicional. Se você for a Cornwall ou a alguma outra cidade da Inglaterra, precisa experimentar!

Depois fomos até uma das melhores sorveterias de Cornwall, a Moomaid Of Zennor. A marca é tão famosa que é possível encontrar os produtos dela em várias lojas, restaurantes e supermercados da região. No entanto, só há duas filiais, sendo uma em St Ives e outra em Porthtowan. Experimentei dois sabores diferentes: pistache e um outro chamado “shipwreck”, feito com doce de leite, favo de mel e sal. Delícia! Aqui você pode ver todos os sabores que eles oferecem.

Depois de matar as formigas, fomos dar uma volta pela praia de Porthminster. Também sentamos ali para aproveitar um pouco do sol. Queria que fosse verão para poder ficar na praia e torrar um pouco, mas tava bem frio. Bom, acho que agora tenho uma desculpa para voltar a Cornwall, né?! Haha!

Antes de ir a Carbis Bay, onde íamos dormir, paramos em um café para tomar o famoso cream tea, com chá e os típicos scones ingleses servidos com creme e geléia de morango. Uma típica experiência britânica! E tome gordice haha!

De lá, pegamos o carro até Carbis Bay e fizemos check-in no Airbnb que alugamos. A acomodação realmente me surpreendeu! Era um aconchegante anexo na casa de uma família local, com entrada independente e tudo. No primeiro andar, tinha uma mesa de jantar, um armário para roupas e um banheiro, além de – claro – a escada que levava ao quarto. A decoração era uma graça e as janelas no teto deixavam o ambiente ainda mais charmoso. Queria ter uma casa de praia como aquela! Enfim, como estávamos bem cansados da viagem, decidimos tirar um cochilo antes do jantar. Finalizamos nosso primeiro dia em um pub local, com uma comida deliciosa e shandy (cerveja com limonada).

No nosso segundo dia, pegamos o carro bem cedo para ir a Marazion, onde tomamos café da manhã. Pegamos uma mesa no hotel/restaurante Godolphin Arms, com uma vista incrível do St Michael’s Mount, um antigo castelo medieval de pedra que tem sua própria ilha. Nada mal, não é mesmo?

O Monte de São Miguel, como é chamado em português, pode ser acessado a pé, quando a maré está baixa, ou de barco, em períodos de cheia. As visitas dependem das condições climáticas e da maré, então é importante planejar bem. Aqui você pode conferir os horários de funcionamento do castelo, que está fechado aos sábados.

Nossa próxima parada foi o Minack Theatre. minha atração favorita. Trata-se de um teatro a céu aberto famoso mundialmente, situado em um penhasco acima do Oceano Atlântico. Foi criado por uma moça chamada Rowena Cade, que queria construir um local onde a peça “A Tempestade”, de Shakespeare, pudesse ser reproduzida. Desde 1932, há musicais, peças teatrais e outras performances acontecendo ali, normalmente entre os meses de maio e setembro. O Minack Theatre também conta com um centro de exibição que explica a história do local. Bem interessante!

O que deixa o teatro ainda mais incrível é o fato de que ele está situado na Porthcurno Beach, a praia mais bonita que vi em Cornwall. O contraste da areia branca com o mar turquesa é simplesmente sensacional! Mais uma vez, desejei que fosse verão para poder aproveitar a praia e nadar naquelas águas!

Após visitarmos o Minack Theatre, partimos para o Trebah Garden, em Falmouth. É considerado um dos 80 melhores jardins do mundo e é perfeito para crianças. No dia em que estivemos ali, havia uma caça a ovos de páscoa para os pequenos! O Jardim de Trebah é um paraíso subtropical que conta com diversas espécies de plantas e sua própria praia. 

Depois de um dia tão agitado, era hora de dirigir até nosso hotel, fazer check-in e deixar as malas. Nós reservamos o The Lerryn Hotel, em Falmouth, por uma noite e simplesmente adoramos! Fomos, então, dar uma volta no centro da cidade, mas todas as lojas estavam fechadas por conta do feriado. Queríamos jantar em algum restaurante bacana, mas para a nossa surpresa não havia sequer uma mesa disponível. Tentamos mais de 5 restaurantes, mas sem sucesso! Não esperávamos que a Falmouth estivesse tão lotada em um domingo de Páscoa e, por isso, nem nos preocupamos em fazer reserva para o jantar. Acabamos, então, parando em um pub qualquer.

No dia seguinte, pegamos as malas e partimos para outra cidade: Padstow. Mas antes, aproveitamos o café da manhã maravilhoso que estava incluído na diária do hotel. Infelizmente, o dia estava tão chuvoso que nem conseguimos fazer muita coisa. Ficamos praticamente o tempo inteiro em algum lugar fechado. A sorte foi que, antes de começar o dilúvio, conseguimos caminhar pelas margens do River Camel. Depois disso, apenas sentamos em um café e esperamos dar o horário da nossa reserva para o almoço (dessa vez fomos espertos e reservamos com antecedência haha!).

Padstow é conhecida por ser a cidade natal do Chef Rick Stein, que já cozinhou para celebridades como a Rainha Elizabeth, Tony Blair e Margaret Thatcher. Ele é dono de vários restaurantes em Cornwall, como o St Petroc’s Bistro, que nós reservamos para o almoço. Apesar da especialidade ser frutos do mar, também é possível encontrar outras opções no menu. Eu pedi mexilhões e peixe, mas meu namorado (que odeia qualquer tipo de marisco) pediu o steak. Para finalizar, dividimos uma das minhas sobremesas preferidas: sticky toffee pudding.

Quando saímos do restaurante, estava chovendo tanto que nem conseguimos fazer mais nada. Dirigimos até Rock, uma cidade oposta a Padstow, conhecida como a Saint-Tropez de Cornwall, já que atrai ricos e famosos durante os meses mais quentes do ano.

Após dar uma volta de carro por Rock, partimos para Port Isaac, onde ficava nosso Airbnb. Reservamos o Terrace Tea Rooms, um bed & breakfast super fofo. Há um salão de chá super tradicional no térreo e, no andar de cima, há 3 suítes bem espaçosas. A dona, Bev, foi uma fofa com a gente!

No nosso último dia, antes de voltarmos para Londres, visitamos o Castelo de Tintagel, uma fortificação medieval situada ao norte de Cornwall. O local está associado à lenda do Rei Artur e, por isso, é tão famoso na região. A vista do Mar Celta é de tirar o fôlego!

Cornwall é simplesmente incrível! Espero voltar em breve!

comentários

Confira também

SIGA @sislifestyletrips